quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Excelente Roberto, evita Goleada

O Benfica fez 'greve' em Lyon: não rematou à baliza e cometeu demasiados erros. Gaitán foi expulso e Roberto evitou a goleada.

Jorge Jesus disse antes do jogo de Lyon que "seria normal" vencer a partida e que "poucas equipas no mundo" jogam como a sua. Perante essa declaração, todos esperavam um grande Benfica a vulgarizar um adversário com muita experiência na Liga dos Campeões. Pois, não foi isso que aconteceu. Os franceses dominaram por completo, venceram por 2-0 e, verdade seja dita, até poderiam ter construído um resultado mais volumoso. Não o conseguiram por causa de Roberto, protagonista de brilhantes defesas.

Os erros de Jesus não ficaram pelas declarações antes do jogo. Aconselhava o bom senso que, perante uma equipa tão perigosa e com tão bons jogadores, tivesse optado por uma estratégia mais cautelosa. A utilização de um médio forte na recuperação de bola, como, por exemplo, Airton, iria ajudar Javi García, que foi autenticamente "engolido" pela pressão dos jogadores do Lyon assim que os encarnados tentavam sair para o ataque. O médio espanhol perdeu, por isso, muitas bolas porque lhe faltava a quem as passar.

A nível defensivo, o Benfica repetiu os erros que cometeu na visita ao Schalke, com a repetição do resultado: dois golos sofridos e muitos momentos de aflição.

Numa cidade que vive em tensão social, por causa das manifestações e da greve, o Benfica resolveu solidarizar-se. Os lances de perigo junto da baliza de Hugo Lloris foram uma raridade. Aliás, as estatísticas da UEFA não mentem: o guarda-redes francês não fez uma defesa... que é como quem diz, os campeões nacionais não fizeram um remate na direcção da baliza.

O treinador encarnado até pode dizer que a infantil expulsão de Gaitán desequilibrou o jogo, mas a verdade é que nesse momento o Lyon já estava em vantagem e Roberto já havia passado por muitas aflições. Em resumo, o Benfica mostrou não ter argumentos para jogar ao nível exigido na Liga dos Campeões. Soma duas derrotas e agora não tem margem de erro se quiser garantir a passagem aos oitavos-de-final.

0 comentários:

Enviar um comentário