sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Se é Português e quer entrar na selecção...Abandone o Benfica

Só uma solução permite ao Benfica garantir, de imediato, mais um jogador na selecção portuguesa: contratar Hugo Almeida. Os encarnados não se importam de receber o internacional português numa eventual troca com Cardozo e, caso o negócio avance, sempre podem dizer que emprestam a Paulo Bento um potencial avançado titular. Isto, claro, se o seleccionador nacional não escolher Hélder Postiga... ou Nuno Gomes.

Pois é, Nuno Gomes, o número 21 dos encarnados... do Sporting de Braga, viu confirmada ontem a convocatória para o particular com o Luxemburgo, no próximo dia 10 no Estádio do Algarve. E o curioso é que não regressa sozinho porque Quim, o amigo com quem partilha balneários das equipas nacionais desde os 15 anos, também está de volta. Conclusão: se é português e quer jogar na selecção nacional, então o melhor é abandonar o Benfica.

A equipa de Jorge Jesus, que na quinta-feira garantiu na Turquia a passagem ao playoff da Champions utilizando apenas futebolistas estrangeiros, faz-se representar nos 21 convocados de Paulo Bento com apenas um atleta, Eduardo, uma chamada que naturalmente não acontece por aquilo que fez na Luz, onde não jogou sequer uma partida oficial. Eduardo chegou ao Benfica já no final da pré--temporada, numa altura em que Artur já tinha sido ordenado titular, e agora corre sério risco de se tornar eterno suplente. Ao mesmo tempo, Quim (Sp. Braga) e Rui Patrício (Sporting) esfregam as mãos - são titulares das respectivas balizas e contam que Paulo Bento os lance como titulares a curto prazo. "Neste momento há uma situação de três guarda-redes para cada estágio. A excepção foi o jogo com a Espanha. O Quim passou por uma fase difícil em função da lesão que teve [rotura do tendão de Aquiles], mas tem maturidade e é convocável. Não estamos em cenário de homenagens", disse ontem Paulo Bento na conferência de imprensa de lançamento da convocatória. "Depois, o que acontecer para o jogo com o Chipre logo se verá, porque aí haverá campeonatos já com duas e três jornadas realizadas, ou seja, teremos de avaliar", concluiu o seleccionador nacional.

CARLOS MARTINS OUT O jogo com o Luxemburgo não dá espaço a grandes testes porque o objectivo é preparar o fecho da campanha de apuramento para o Euro''2012. Portugal joga com Chipre (2 de Setembro), Islândia e Dinamarca (7 e 11 de Outubro) e aí Paulo Bento terá uma ou duas decisões complicadas a gerir. Provavelmente terá de retirar a baliza a Eduardo, caso este continue suplente do Benfica, mas também terá de inventar uma solução para o lugar de Carlos Martins, o jogador que se eclipsou no Benfica e não realizou sequer um jogo oficial ou particular na pré-temporada. Paulo Bento, claro, não podia chamá-lo. A relação desgastada com Jorge Jesus já vinha a sugerir que o internacional dificilmente teria lugar nos encarnados, mas a persistente lesão no joelho e a forma como os novos reforços entraram na equipa, especialmente Witsel e Nolito, também contribuem para agravar o cenário. E pensar que Carlos Martins foi um dos jogadores mais importantes do Benfica na temporada passada (45 jogos e três golos), estatuto que estendeu à nova selecção de Paulo Bento (foi titular nos sete jogos, três oficiais e quatro particulares, marcando o primeiro golo no 4-0 a Espanha). É por isso mesmo, aliás, que o empresário de Carlos Martins, Paulo Barbosa, argumenta que o Benfica devia avançar para a renovação de contrato com o jogador, uma posição completamente distinta da defendida por Jorge Jesus e pelos dirigentes das águias. De resto, o jogador foi associado a clubes como o Chievo e o Lokomotiv de Moscovo (para onde já foi o sportinguista Zapater), mas nenhum dos negócios avançou. Até afinal de Agosto, Martins tem aberta a porta da saída do Benfica, a mesma que pode devolvê-lo à selecção.

Paulo Bento também não convocou Ventura, Duda e Paulo Machado. Este último, central do FC Porto, ficou de fora apesar de o seleccionador ter chamado apenas três defesas-centrais (Bruno Alves, Pepe e Ricardo Carvalho).

0 comentários:

Enviar um comentário