A situação envolvendo Gustavo Martins, filho do internacional português Carlos Martins, está a motivar uma verdadeira onda de apoio ao jogador do Granada.
Já foi criada uma página de Facebook, que pode consultar em www.facebook.com/vamosajudarogustavo, onde a família do médio tem recebido o apoio de muitos e, mais importante, tem feito passar a palavra, de modo a que se encontro um dador de medula compatível com o pequeno Gustavo.
A criança sofre de "aplasia medular, que teve como consequência a falência da medula, daí a necessidade de um transplante", informa a família, que garante ainda que em breve revelará nesta página "a lista de centros hospitalares espalhados pelo país, nos quais qualquer pessoa se poderá deslocar".
Situação grave
Recorde-se que o médico do Benfica João Paulo Almeida qualificou esta quarta-feira de "preocupante" e "bastante grave" a situação que envolve o filho do médio Carlos Martins, apelando para que as pessoas se inscrevam como dadoras de medula óssea.
"O filho de Carlos Martins, de 3 anos, precisa de um dador compatível de medula óssea com urgência", afirmou o médico do Benfica, João Paulo Almeida.
Em declarações à agência Lusa, o médico apelou às pessoas que se inscrevam como dadores de medula óssea, indicando o Centro de Histocompatibilidade de Lisboa, junto ao Hospital Pulido Valente, como um dos locais a que se devem dirigir.
João Paulo Almeida explicou que "podem ser dadores de medula pessoas com mais de 18 e menos de 45 anos, que tenham mais de 50 quilos e que sejam saudáveis".
O clínico disse ainda que se trata de um processo muito simples, bastando uma simples recolha de sangue para avaliar a compatibilidade e sem custos para a pessoa.
A situação pela qual passa o internacional português Carlos Martins foi tornada pública na terça-feira após a vitória sobre a Bósnia (6-2), com vários jogadores a apelarem à doação de medula óssea, apontando o caso pelo qual passa o seu colega de seleção.
Todos ao lado de Gustavo
Fábio Coentrão, Nani, Simão, Raul Meirelres, Nani e Cristiano Ronaldo foram alguns dos jogadores da Seleção que esta quarta-feira lançaram um apelo no twitter para encontrar um dador compatível para o filho de Carlos Martins, que necessita de um transplante de medula óssea.
Mensagem:"Ontem conseguimos uma importante vitória para Portugal. Infelizmente o dia não foi de alegria como esperávamos porque o nosso colega de selecção, Carlos Martins precisa da ajuda de todos os portugueses para superar a doença do filho. Temos todos de nos unir e em conjunto, doar sangue de forma a que se encontre alguém compatível e também se supere este obstáculo da mesma forma que o fazemos no futebol: juntos e em equipa. Visitem os centros no norte em http://www.chnorte.min-saude.pt/ , no centro em http://www.histocentro.pt/ e no sul em http://www.chsul.pt/."
Também Benfica e Sporting fizeram questão de se associar à causa, colocando um destaque alusivo ao tema na sua página oficial na Internet.
Esta quinta-feira também o piloto Tiago Monteiro se mostrou solidário. "Carlos: nem posso imaginar o que vocês passam e o que vocês vivem e eu só espero ajudar da melhor maneira possível, promovendo a causa para que haja mais oportunidades", disse Tiago Monteiro, que está em Macau a participar na corrida de WTCC do Grande Prémio de Macau. "Temos de acreditar até ao fim e, por isso, que corra tudo bem", concluiu.
O Portimonense associou-se igualmente a este movimento. Em comunicado, o clube referiu que "todos os seus elementos, muito em breve, farão uma colheita de células progenitoras periféricas, que após devida análise passarão a fazer parte do Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea".
Já esta sexta-feira, o piloto André Couto publicou igualmente uma mensagem de apoio ao internacional português.
0 comentários:
Enviar um comentário